Na sua opinião, qual é o grande problema do Brasil?

Há muitas dissertações, críticas e estudos filosóficos a respeito do grande problema do Brasil. Como pode um país tão rico em recursos naturais, grande e privilegiado em diversos aspectos, ser de terceiro mundo, em fase de desenvolvimento?

Como tanto potencial pode ser desperdiçado através de um clima geral de procrastinação por parte de uma nação?

A maioria talvez culpe os políticos, outros dizem que o problema é a corrupção, má gestão, dívidas externas, altos impostos. Se for contabilizar as questões problemáticas do Brasil, será possível escrever uma bíblia com tantas coisas. Mas a intenção é outra. O objetivo é tentar chegar na essência do problema. O núcleo, o centro, a faísca mãe que desencadeia esse comportamento geral de conformismo com a situação atual.

Sem mais delongas e indo direto ao ponto, acredito de forma absoluta, que a essência do ser brasileiro está diretamente ligada ao que ele mesmo é. Um povo egoísta, que não acha errado tirar vantagem alheia, festeiro e que segue a linha do “deixa a vida me levar”.

Se o problema fosse pontual, seria simples. Mas está longe disso. Como aquele famoso ditado diz: “O buraco é mais fundo do que se imagina”.

A essência do ser brasileiro, independente de sua origem, é completamente diferente  de países de primeiro mundo como os da Europa e América do Norte, por exemplo.

Brasileiro é uma raça de gente que olha para seu próprio umbigo. Quer parecer para os outros o que não é. É um povo vaidoso no pior sentido semântico. Valoriza demais seu status enquanto menospreza a definição de valores e propósitos para a vida.

A alegria do povo brasileiro está em explosões de emoção. No carnaval, em festas de fim de ano, em bebedeiras e happy hour em fins de semana.

Brasileiro, em geral, é um povo idiotizado pelo conformismo da vida e que menospreza a busca constante pelo conhecimento, sentido e o propósito da vida.

Você tem dúvida disso?

Olhe apenas ao seu redor. O que a mídia cospe na sua cara em termos de notícias, músicas e entretenimento?

Observe a gestão do governo federal e o comportamento e falta de qualidade em serviços públicos.

Há poucos meses, no fim do ano de 2016 e começo de 2017, houve a greve dos policiais no estado do Espírito Santo e muitas regiões ficaram sem policiamento algum. Resultado? Lojas saqueadas por bandidos e uma onda de “pessoas do bem”, que simplesmente viam as lojas com portas escancaradas e pegavam itens para si, já que todos estavam fazendo isso também.

Esse é apenas um exemplo, poderíamos citar uma enciclopédia de coisas que mostram  a incapacidade do povo brasileiro de raciocinar o que é certo e o que é errado, o que é ou não ético e o que é realmente justo ou não.

O link a seguir é de um vídeo de uma garota bem conhecida no mundo do empreendedorismo, Bel Pesce, que lê uma carta de um estrangeiro (Mark Manson) para o Brasil. Vale muito a pena refletir sobre o que essa pessoa descreveu a respeito da mentalidade do brasileiro.

Clique vídeo Bel Pesce para ver a carta de Mark Manson.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s